Destaque Junino | São João de Jequié terá Adelmário Coelho, Leonardo, Cacau Com Leite e outras atrações

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A programação do São João de Jequié foi divulgada na noite desta segunda-feira (22). “O Melhor São João da Bahia vai ser, com fé em Deus, mais um grande sucesso. O período de festejos juninos começa, na verdade, com os eventos alternativos já neste final de abril e dando sequência com a Expo Jequié, o Trezenário de Santo Antônio e o São João de Jequié, iniciando com a Vila Junina, no dia 14 de junho indo até o dia 24, com a Praça da Bandeira. Este é um momento importante para o município, para os setores produtivos, bem como o setor de bens, serviços, hotelaria, o setor cultural, enfim, o São João mobiliza toda essa cadeia produtiva, gerando resultados muito positivos para a nossa cidade.

Aproveito para agradecer aos órgãos de segurança, que sempre nos dão o suporte operacional para o funcionamento do evento, proporcionando um São João de paz e tranquilidade para as famílias jequieenses”, destacou o prefeito Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá.

Foram divulgadas as atrações: Zé Vaqueiro, Marcia Fellipe, Amado Batista, Adelmario Coelho, Cacau Com Leite, Netinho do Forró, Leonardo, Kevi Jonny, Eric Land, Luiz Caldas e Santana. Esses artistas se somam aos outros confirmados anteriormente: Zé Neto e Cristiano, Xand Avião, Mari Fernandez, Mastruz com Leite e Bruno e Marrone, totalizando aproximadamente 180 atrações, entre artistas nacionais, regionais e locais, que se apresentarão em 11 dias de festa nas Praças Rui Barbosa e Bandeira. O BLOG DO ANDERSON esteve presente registrando o São João de Jequié que é destaque nacional.

PESAR | Fabiana Andrade Santos, aos 52 anos

Foto: Reprodução | Instagram

A Reitoria da Universíade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informa, com pesar, o falecimento da professora Fabiana Andrade Santos, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (22), aos 52 anos. A professora Fabiana Andrade realizou sua graduação na UESB, tendo concluído o curso de Licenciatura. Posteriormente, iniciou sua carreira de docente universitária na Uneb, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, em Brumado. Era Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Era professora da UESB há onze anos, atuando no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração acadêmica, e se encontrava, nos dias atuais, na Direção do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, com atuação destacada como Conselheira da Câmara de Graduação e do pleno do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB (CONSEPE). Fabiana Andrade deixa inúmeros amigos e amigas, conquistados em mais de duas décadas de dedicação à universidade pública, tanto na UESB como na Uneb. E a esses amigos e amigas, e aos seus familiares e próximos, desejamos que consigam, de alguma forma, encontrar consolo frente a dor provocada por uma perda que nos atingiu com total espanto e tristeza. Em memória da professora Fabiana, a UESB, por meio da Portaria 230/2024, decreta luto oficial de três dias, e suspende todas as suas atividades acadêmicas e administrativas, no campus de Vitória da Conquista, no dia 23 de abril.


Colunistas

Crime Bárbaro | filho confessa que matou mãe a facadas e decepou a mão para sacar dinheiro na Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

O homem que foi preso no sábado (20), suspeito de matar a mãe a facadas em Salvador, confessou em depoimento que cometeu o crime durante a prática de um ritual. Além disso, ele disse que decepou a mão dela porque precisava do membro para retirar dinheiro em uma agência bancária. O caso aconteceu no bairro de Valéria, na casa da vítima, que fica na Boca da Mata de Valéria. A mulher foi identificada como Sandra Maria dos Santos Carvalho. O suspeito, José Natan dos Santos Carvalho, passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (22) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. O g1 teve acesso à decisão judicial que estabeleceu a medida. Em depoimento, o homem disse que a mãe fez um ritual nele em um momento anterior e que por isso cometeu o crime, como forma de vingança. Ele não contou, porém, quando isso aconteceu. Sandra Maria foi golpeada no pescoço, e depois teve a mão arrancada. A Justiça não detalhou se ele chegou a ir até o banco para fazer retiradas da conta bancária da mãe. Questionada sobre o caso, a Polícia Civil disse que o inquérito está em andamento e não forneceu detalhes a respeito. No dia do crime, equipes da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionadas com a informação de que uma mulher estava morta no local. Quando chegaram ao imóvel, os agentes encontraram o corpo de Sandra Maria em estado de gigantismo, no quintal do imóvel. No cadáver, não havia sinais de luta corporal, e não é possível precisar quando José Natan cometeu o ataque. O corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), para ser necropsiado. O suspeito foi preso em flagrante no local do crime. A arma utilizada no ataque foi encontrada debaixo da pia da cozinha e foi encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comoção na Cidade | amigos e familiares se despedem de Matheus e Bernardo West em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista voltou a registar mais um dia de comoção com as partidas de Matheus Fernandes Silva e Bernardo West Fernandes, aos 25 e 4 anos, pai e filho. Eles foram vítimas de um acidente na BA-263, próximo a Itambé, no Centro Sul Baiano. Em nota, a “a Prefeitura de Vitória da Conquista manifesta profundo pesar pelo falecimento de Bernardo West Fernandes, aos 4 anos, ocorrido ontem (21), num trágico acidente na BA-263. Bernardo era filho de Mateus Fernandes Silva, que também foi a óbito no acidente, e Taislane Soares West Santos.

Aluno da Rede Municipal de Vitória da Conquista, Bernardo estava matriculado na turma de 4 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Conselheiro Pedro Emílio da Silva Passos”. O funeral acontece no Cerimonial Renascer [Avenida Crescêncio Silveira, 9 – ao lado do Posto São Felipe] com sepultamento logo mais às 16 horas desta segunda-feira (22), no Cemitério Campo da Paz. Neste momento de dor, o BLOG DO ANDERSON manifesta pesar e solidariedade aos familiares e amigos.


Cobertura Fotográfica

Inauguração na Cidade | Vitória da Conquista ganha primeira agência do Banco Cooperativo Sicredi
Inauguração na Cidade | Vitória da Conquista ganha primeira agência do Banco Cooperativo Sicredi
Campanha na Atlanta Ford | “Compare e Compre” a Ford Ranger com condições especiais em Vitória da Conquista
Campanha na Atlanta Ford | “Compare e Compre” a Ford Ranger com condições especiais em Vitória da Conquista
Saúde Renovada | USF Morada dos Pássaros ganha outro formato na Zona Sul de Vitória da Conquista
Saúde Renovada | USF Morada dos Pássaros ganha outro formato na Zona Sul de Vitória da Conquista

Desenvolvimento Econômico | obras do Economart Atacadista avançam na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A data de inauguração ainda não foi divulgada, mas pelo que é possível observar em poucos meses, talvez em meados do próximo semestre, aconteça a inauguração do Economart Atacadista. As obras do empreendimento localizado na Avenida Brumado, acesso ao Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias, estão avançando, como o BLOG DO ANDERSON registrou nesta segunda-feira (22). A expectativa é que gerem em torno de 300 vagas de empregos diretos.

Avenida Crescêncio Silveira | surgimento de buraco dificulta mobilidade em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A buraqueira está em todos os cantos de Vitória da Conquista, mas o destaque dessa reportagem fica para um obstáculo na Avenida Crescêncio Silveira. Exatamente na Faixa de Pedestres surgiu uma cratera que logo ganhou sinalização. No início da tarde desta segunda-feira (22) o BLOG DO ANDERSON esteve no local após ser chamado por munícipes com receios de acidentes nesta via de intensa movimentação diuturnamente. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana foi acionada.

Desenvolvimento Econômico | Bahiagás faz estudos para implantar o “Gasoduto” em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Tem chamado muita a atenção, um grupo de técnicos realizando topografia em diversos cantos de Vitória da Conquista, como o BLOG DO ANDERSON voltou a registrar na tarde desta segunda-feira (22). Os topógrafos chegaram à Rua Ascendino Melo, em frente ao Hospital UNIMEC, onde fazem as medições para um projeto da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás).

Na semana passada a Companhia apresentou o projeto de Interiorização do Gás Natural e Vitória da Conquista está inserida.  Do total de R$ 260 milhões, serão investidos R$ 70 milhões na instalação no Distrito industrial dos Imborés. “Esse é apenas o início de um grande projeto econômico para Vitória da Conquista. Uma cidade que tem o setor industrial em crescimento, um comércio forte com oferta de serviços em expansão precisa ampliar as fontes de recursos energéticos e não poderia faltar o gás natural, que proporciona um desenvolvimento autossustentável, na medida em que minimiza o custo ambiental e maximiza os ganhos no padrão de qualidade e segurança da sociedade. Dentre os combustíveis fósseis, é considerado o menos poluente.

A importância do gás natural para a economia e o meio ambiente é inegável e já podemos ter a certeza de que este sonho em breve será realidade em Vitória da Conquista”, considerou o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, que esteve ao lado do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e do diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Raimundo Barreiros Gavazza.

Desenvolvimento Econômico | Neonergia Coelba vai inaugurar a terceira Subestação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Município de Vitória da Conquista cresce e com isso novos investimentos sem impulsionado o seu Desenvolvimento Econômico. Para dar sequência a isso, a Neonergia Coelba está construindo uma Subestação Elétrica. O equipamento previsto para entrar em operação ainda neste ano, fica às margens da BR-415, trecho entre Vitória da Conquista e Barra do Choça.

Em Salvador, na noite da quarta-feira (17), o BLOG DO ANDERSON conversou com o diretor-presidente da Neorgia Coelba, Thiago Freire Guth, logo após apresentar investimentos de R$ 2,8 bilhões somente ao Centro Sul Baiano, região composta por 118 municípios capitaneada por Vitória da Conquista.

“Esse ano nós temos uma subestação em Conquista para inaugurar e temos outros investimentos. É uma região importante, que está dentro do nosso plano de investimento robusto”, afirmou Thiago Guth ao BLOG DO ANDERSON. Em breve o BLOG DO ANDERSON estará trazendo detalhes sobre esse projeto.

Guia de Oportunidades | segunda-feira com diversas opções para trabalho no SineBahia em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quarta-feira (17) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Veja todas as opções.

Ocorrências com Léo Santos | gari é alvo de atentado em Vitória da Conquista; pai e filho morrem na BA-263

Foto: BLOG DO ANDERSON

Final de semana cheia de fatos em Vitória da Conquista. No Plantão Policial do Jornal da Cidade [Rádio Clube de Conquista] desta segunda-feira (22) o repórter Léo Santos detalha a tentativa de homicídio sofrida por um gari. Socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a vítima segue no Hospital Geral de Vitória da Conquista. A tragédia que tirou as vidas de um pai e um filho, de 24 e 4 anos, também está na reportagem gravada e reproduzida com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON, juntamente com outras ocorrências registradas do Distrito Integrado de Segurança Pública.

Informativo de Mandato | Fabrício Falcão comemora investimentos da Bahiagás em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) segue com o projeto de expansão e interiorização do Gás natural. Depois de uma longa caminhada com debates e estudos para viabilidade técnica e econômica da implantação em Vitória da Conquista, inicia-se mais uma importante etapa do processo.  Após a apresentação do projeto com análise técnica sobre as várias fases de implantação, Luiz Raimundo Barreiros Gavazza, diretor-presidente da Companhia, anunciou os recursos iniciais para a primeira etapa. Do total de R$ 260 milhões, serão investidos R$ 70 milhões na instalação no Distrito industrial dos Imborés. “Esse é apenas o início de um grande projeto econômico para Vitória da Conquista. Uma cidade que tem o setor industrial em crescimento, um comércio forte com oferta de serviços em expansão precisa ampliar as fontes de recursos energéticos e não poderia faltar o gás natural, que proporciona um desenvolvimento autossustentável, na medida em que minimiza o custo ambiental e maximiza os ganhos no padrão de qualidade e segurança da sociedade. Dentre os combustíveis fósseis, é considerado o menos poluente. A importância do gás natural para a economia e o meio ambiente é inegável e já podemos ter a certeza de que este sonho em breve será realidade em Vitória da Conquista”, considerou o deputado Fabrício Falcão. Um compromisso assumido pelo governador Jerônimo Rodrigues Souza em novembro do ano passado. “Após 5 meses, celebramos as vitórias dessa importante etapa com os recursos já anunciados para instalação do Gás natural”, disse Fabrício no destasque do BLOG DO ANDERSON desta segunda-feira (22).

Desenvolvimento Econômico | Bahiagás anuncia investimentos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) chegou em Vitória da Conquista. A princípio os investimentos são da ordem de R$ 70 milhões, referentes à construção da rede local com 58 quilômetros de extensão. As obras da primeira fase, de 3 quilômetros para atendimento ao Distrito Industrial dos Imborés, têm previsão de conclusão para o final deste ano.

Posteriormente, com o Gasoduto Estruturante, em torno de 150 quilômetro, é previsto um investimento de mais de R$ 260 milhões. A Estação de Distribuição de Gás Natural será construída em terreno cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), no início deste ano.

“Esse projeto viabilizará o atendimento ao distrito industrial de Imborés e a segmentos importantes de consumo de gás natural, como o segmento automotivo, implantando postos com GNV na microrregião”, explica o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Raimundo Barreiros Gavazza. O gestor lembra ainda que a utilização do gás natural contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), apoiando os esforços do Governo da Bahia em mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

O encontro que aconteceu na Casa de Eventos Limão Doce e mostrada pelo BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (22), contou com as presenças de empresários, membros do Governo Municipal de Vitória da Conquista e também dos deputados, Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA).

BLOG Entrevista | Jerônimo insiste na unidade de Waldenor e Lúcia à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) está em estágio avançado da pré-candidatura com o Programa de Governo Participativo. Prefeiturável pela Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PCdoB, PV, PSD, PSB, Rede e PSOL], no entanto, ainda falta a vice para compor a chapa à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024.

O desejo do governador Jerônimo Rodrigues Souza é que haja a unidade com a vereadora Maria Lúcia Santos Rocha da Frente Partidária reunindo o Movimento Democrático Brasileiro, Podemos e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. A prefeiturável anunciou o vereador Marcus Vinicius de Morais Oliveira como vice. Em Salvador, ao meio-dia da quinta-feira (18), Jerônimo Rodrigues comentou sobre esse assunto ao BLOG DO ANDERSON. “Nós combinamos ali. É importante que a Lúcia caminhe, é importante que Waldenor caminhe, eu como governador do Estado eu não vou tomar decisões utilizando a expectativa de um Partido, seja do PT, seja do PSD, seja o MDB, eu farei aquilo que o ambiente da política permite e o que está permitindo agora é os dois caminharem, os dois estão caminhando bem, Waldenor numa etapa de construção de um pré-programa de governo, a Lúcia também dialogando.

Então, o desejo é pedir aquela coisa que sempre peço: a unidade. Lá na frente os dois vão dizer, a pactuação vai acontecer. Eu creio que a gente se juntando a gente vai poder governar Vitória da Conquista”, afirmou. A expectativa é que o chefe do Executivo Baiano desembarca no Aeroporto Glauber Rocha ainda neste mês de abril para participar do lançamento da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista.

Feirinha do Bairro Brasil | projetada por Pedral, espaço é um marco econômico de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Feirinha do Bairro Brasil é a principal opção para as compras dominicais. “Aqui tem de tudo, reencontro amigos e rememoro o passado de Vitória da Conquista que projetamos como políticos”, comentou o médico oftalmologista Armênio Souza Santos, de 75 anos. Conhecedor da História Conquistense, Doutor Armênio Santos acompanhou e continua acompanhando o desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista, no entanto a Feirinha do Bairro Brasil mantém suas características. “Aqui foi pensado por Pedral Sampaio e inaugurado pelo ex-prefeito Hélio Ribeiro como um marco para toda a Zona Oeste”, complementa. Neste domingo (21) Doutor Armênio saiu com o carro cheio de frutas, verduras, biscoitos, requeijão, ovos, tudo escolhido com muito carinho. “Isso é o que a família gosta”, complementa.

Desenvolvimento Econômico | área é preparada para receber mais um atacarejo em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Mencionado anteriormente aqui no BLOG DO ANDERSON, a DMA Distribuidora vai construir uma mega loja na Zona Oeste de Vitória da Conquista. A expectativa é que seja o Brasil Atacarejo, que tem uma unidade na Avenida Juracy Magalhães. O espaço que o BLOG DO ANDERSON volta a mostrar neste domingo (21) fica nos arredores da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, entre as Avenidas Maranhão e Brumado. No momento continua em fase de limpeza da área para logo em breve erguer o empreendimento que vai gerar em torno de trezentas vagas de empregos diretos.

Atacarejo é um termo que serve para designar um modelo de negócio que reúne características tanto do atacado quanto do varejo. Por essa razão, o público é mais amplo. Pessoas físicas e pessoas jurídicas compram dentro desses estabelecimentos. O formato também leva o nome, algumas vezes, de “atacado de autosserviço”. Ao definir um atacarejo, podemos destacar pontos como uma estrutura mais enxuta, um maior volume de vendas e, principalmente, preços diferenciados.

PESAR | Matheus e Bernardo West, aos 25 e 4 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um Dia de Tiradentes enlutado em Vitória da Conquista. Num trágico acidente na BA-263, trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista, morreram o pai e um filho: Matheus Fernandes Silva e Bernardo West Fernandes, aos 25 e 4 anos, na tarde deste domingo (21). Ambos são parentes do líder comunitário, Geraldo West. Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Tragédia na BA-263 | carro sai da pista e deixa duas pessoas mortas no trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um grave acidente na BA-263, trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista, Centro Sul Baiano, deixou duas pessoas mortas neste domingo (21). Conforme as primeiras informações apuradas pelo BLOG DO ANDERSON, as vítimas tinham 25 e 4 anos. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atenderam a ocorrência. As identidades das vítimas, cujos corpos estão no Instituto Médico Legal de Itapetinga, ainda não foram divulgadas. A qualquer momento novas informações aqui no BLOG DO ANDERSON.

PESAR | Olavo Gomes da Silva, aos 80 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Aos 80 anos, partiu Olavo Gomes da Silva. Homem de fé e honestidade, Seu Olavo atuou como taxista no Ponto Rondelli e amava caminhar pela Avenida Olívia Flores. Na AABB [Associação Atlética do Banco do Brasil] ganhou destaque nos Jogos de Cartas. Diagnosticado com dengue, Seu Olavo foi socorrido ao IBR Hospital, onde faleceu na noite do sábado (20) deixando muitas saudades a esposa, filhas, neta e velhos camaradas. O funeral acontece no Cemitério Parque da Cidade com sepultamento logo mais às 16 horas deste domingo (21). Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Comoção na Cidade | amigos e familiares se despedem de João Albertino Minão em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Futebol Conquistense está em luto. Aos 53 anos, faleceu no Hospital São Vicente de Paulo João Albertino dos Santos Filho, popularmente conhecido como Minão. Personalidade querida e atenciosa, Minão atuou como árbitro de futebol sendo servidor público do Município de Vitória da Conquista.

Ele deixa esposa e filhos. O funeral aconteceu no Cerimonial Renascer [Avenida Crescêncio Silveira, Nº 9 – ao lado do Posto São Felipe] com sepultamento na manhã deste domingo (21), no Cemitério Campo da Paz. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.